Autor(es):
Silva, Rosa
; Poças, Sara
; Santos, Júlio Gonçalves dos
; Silva, Rui da
; Mendes, Carolina
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6020
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Cooperação; Assistência técnica; Proximidade; Inovação; Projetos; Parcerias; Cooperation; Technical support; Proximity; Innovation; Projects; Partnerships
Descrição
O presente artigo visa problematizar conceitos de cooperação e de
assistência técnica de proximidade, partindo da literatura sobre educação,
cooperação e desenvolvimento, assim como definir assistência
técnica de proximidade a um projeto de cooperação para o desenvolvimento.
Para tal, parte-se de uma reflexão assente na experiência e nos
conhecimentos adquiridos pelo Gabinete de Estudos para a Educação e
Desenvolvimento (GEED), no apoio a projetos de cooperação em Angola,
Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Esta experiência engloba cinco
pressupostos teóricos, que incluem a valorização cultural, o estabelecimento
de proximidade entre atores, a promoção da qualidade e da
inovação, a problematização do contributo da educação no desenvolvimento
e na redução da pobreza, tal como a reflexão crítica e sustentada,
que alie o conhecimento da prática à construção teórica. This paper examines the concepts of cooperation and technical proximity
support based on the literature on education, cooperation and
development and defines technical proximity support in development
aid projects. This reflection is grounded on the experience of the Education
and Development Studies Office (GEED) acquired in assisting aid
projects in Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau and East Timor. This
experience entails five theoretical assumptions, which include valuing
culture and difference, constant, creative dialogue between actors, insiders
and outsiders, quality and innovation in the field of education
13
aid, examining the relationship between education and poverty reduction
and sustained, critical thinking so that theoretical knowledge can
be associated with practice.