Detalhes do Documento

Olhares Cruzados: Percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperação

Autor(es): Silva, Rosa cv logo 1 ; Poças, Sara cv logo 2 ; Santos, Júlio Gonçalves dos cv logo 3 ; Silva, Rui da cv logo 4 ; Mendes, Carolina cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6020

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Cooperação; Assistência técnica; Proximidade; Inovação; Projetos; Parcerias; Cooperation; Technical support; Proximity; Innovation; Projects; Partnerships


Descrição
O presente artigo visa problematizar conceitos de cooperação e de assistência técnica de proximidade, partindo da literatura sobre educação, cooperação e desenvolvimento, assim como definir assistência técnica de proximidade a um projeto de cooperação para o desenvolvimento. Para tal, parte-se de uma reflexão assente na experiência e nos conhecimentos adquiridos pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED), no apoio a projetos de cooperação em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Esta experiência engloba cinco pressupostos teóricos, que incluem a valorização cultural, o estabelecimento de proximidade entre atores, a promoção da qualidade e da inovação, a problematização do contributo da educação no desenvolvimento e na redução da pobreza, tal como a reflexão crítica e sustentada, que alie o conhecimento da prática à construção teórica. This paper examines the concepts of cooperation and technical proximity support based on the literature on education, cooperation and development and defines technical proximity support in development aid projects. This reflection is grounded on the experience of the Education and Development Studies Office (GEED) acquired in assisting aid projects in Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau and East Timor. This experience entails five theoretical assumptions, which include valuing culture and difference, constant, creative dialogue between actors, insiders and outsiders, quality and innovation in the field of education 13 aid, examining the relationship between education and poverty reduction and sustained, critical thinking so that theoretical knowledge can be associated with practice.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia