Num contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição para um sistema educativo mais estável a nível administrativo, financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que apostam na c...
O presente artigo visa problematizar conceitos de cooperação e de assistência técnica de proximidade, partindo da literatura sobre educação, cooperação e desenvolvimento, assim como definir assistência técnica de proximidade a um projeto de cooperação para o desenvolvimento. Para tal, parte-se de uma reflexão assente na experiência e nos conhecimentos adquiridos pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenv...
Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; Este estudo foi desenhado no sentido de conhecer as dinâmicas de acção da Associação das Escolas Comunitárias (AEC), uma ONG angolana, e perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em comunidades mais carenciadas, ao desenvolver uma resposta educativ...
OBJETIVOS: Avaliar o crescimento e a composição corporal de diabéticos tipo 1, pré-púberes, em relação à idade de início e tempo da doença, sexo, dose de insulina e hemoglobina glicada média. PACIENTES E MÉTODOS: Foram incluídas no estudo 59 crianças diabéticas (30 M; 29 F), entre 1,2 e 11,5 anos, e 67 controles (36 M; 31 F), entre 1,2 e 11,7 anos. Peso, altura, IMC, perímetro braquial, pregas cutâneas e áreas ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |