Autor(es):
Santos, Júlio Gonçalves dos
; Silva, Rui da
; Mendes, Carolina
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6013
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): GAP; PASEG II; Guiné-Bissau; Formação contínua de professores; Guinea-Bissau; Continuous teacher training
Descrição
Num contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição
para um sistema educativo mais estável a nível administrativo,
financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada
na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da
Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação
de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que
apostam na capacitação e formação para o desenvolvimento humano e
profissional, numa perspetiva de valorização dos contextos e do conhecimento
local, partindo das escolas como unidades de intervenção, de
investigação, do reforço do papel dos agentes educativos, da corresponsabilização
e da criação de um capital de confiança. In a context of educational fragility, it is critical to provide holistic support
in the transition to a stable education system in terms of administrative,
financial and educational issues. This paper is based on the
wide experience of the Portuguese Cooperation Programme – Programa
de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase ii and highlights a
strategy for continuous teacher training – Educational Support Groups
(GAP). GAP invests in training and education for human and professional
development, emphasising the value of contexts, local knowledge,
schools as intervention units, research, strengthening the role of school
staff, joint responsibility and the creation of a capital of trust.