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Culturas de apoio a Professores em Contexto de Fragilidade Educativa: Algumas r...

Autor(es): Santos, Júlio Gonçalves dos cv logo 1 ; Silva, Rui da cv logo 2 ; Mendes, Carolina cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6013

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): GAP; PASEG II; Guiné-Bissau; Formação contínua de professores; Guinea-Bissau; Continuous teacher training


Descrição
Num contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição para um sistema educativo mais estável a nível administrativo, financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que apostam na capacitação e formação para o desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva de valorização dos contextos e do conhecimento local, partindo das escolas como unidades de intervenção, de investigação, do reforço do papel dos agentes educativos, da corresponsabilização e da criação de um capital de confiança. In a context of educational fragility, it is critical to provide holistic support in the transition to a stable education system in terms of administrative, financial and educational issues. This paper is based on the wide experience of the Portuguese Cooperation Programme – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase ii and highlights a strategy for continuous teacher training – Educational Support Groups (GAP). GAP invests in training and education for human and professional development, emphasising the value of contexts, local knowledge, schools as intervention units, research, strengthening the role of school staff, joint responsibility and the creation of a capital of trust.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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