Document details

Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes ...

Author(s): Seabra, Teresa cv logo 1 ; Mateus, Sandra cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5008

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Descendentes de imigrantes; Educação; Propriedades sociais; Desempenho escolar; Aspirações; Immigrants’ children; Education; Social properties; School performance; Aspirations


Description
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos. This paper analyses the school pathways of immigrants’ children and their native classmates in lower secondary education. It covers variables such as the place of birth and nationality of the children and their parents, the parents’ social class and schooling, academic experience and aspirations and expectations in school. The results indicate that national origin, after controlling the effect of the socio-demographic variables, has little impact on the students’ school pathways and that the parents’ academic qualifications and the students’ sex are more relevant.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU