Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Using the SBToolPT-H to optimize the sustainability during the design phase of ...

Isabel, Mateus; Ricardo, Mateus; Sandra, Sandra Monteiro

Publicado em "Rehab 2014 – Proceedings of the International Conference on Preservation, Maintenance and Rehabilitation of Historic Buildings and Structures", ISBN 978-989-8734-02-0 ; Most of the existing building stock high resources consumption and low indoor environmental quality, leading to the unsustainability of the built environment. It is then urgent to define guidelines that could support the sustain...


"As classificações classificam os classificadores?" Notas sobre os processos de...

Mateus, Sandra

A utilização de categorias no conhecimento científico não é linear nem isenta de dilemas. Construir conhecimento sobre os jovens descendentes de imigrantes implica, por isso, em primeiro lugar, explicitar o processo de categorização que subentende, percorrendo as suas implicações e explicações. A definição de categorias com base étnica não é uma mera operação técnica, e é influenciada por ideologias, conceções ...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Impacto da liderança autêntica na motivação/satisfação docente: o caso das Eb1/...

Mateus, Sandra Cristina Antunes

O presente estudo de investigação desenvolveu-se partindo de uma grande questão, qual o impacto da Liderança Autêntica na Satisfação/Motivação Docente, no caso das escolas básicas de primeiro ciclo com pré-escolar da RAM? Nesta linha pretendeu-se verificar qual o nível de satisfação/motivação dos docentes inquiridos, quais os padrões de liderança autêntica presentes nos líderes/directores das escolas e conseque...



Multi-parameter characterization of surface sediments from the Minho estuary

Mil-Homens, Mário; Costa, Ana Novo; Lopes, Cristina Isabel; Duarte, Henrique; Rodrigues, Teresa; Santos, Célia Teresa; Silva, Ana Aranda; Mateus, Sandra

Project NATURA MIÑO-MINHO "Valorización de los recursos de la cuenca hidrográfica del MIÑO-MINHO"

Data: 2012   |   Origem: Repositório do LNEG

Trajetos e projetos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridad...

Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda

Ao longo dos anos oitenta do século passado, as escolas portuguesas, sobretudo as situadas na Área Metropolitana de isboa, acolheram um expressivo contingente de crianças e jovens descendentes de populações originárias das ex-colónias (PALOP). Sintomático desta pressão migratória foi a criação, em 1991, de um organismo originalmente designado por Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural ...


Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes ...

Seabra, Teresa; Mateus, Sandra

Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL



Futuros prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9.º ano

Mateus, Sandra

Pretende-se, neste artigo, analisar as opções escolares e profissionais constitutivas dos projectos de futuro de alunos do 9.º ano de escolaridade. Considera-se que estes emergem de um campo de possibilidades onde elementos como os recursos socioeconómicos, a escola e as redes de sociabilidade formam um quadro dinâmico, específico e determinante, cuja abordagem permite ultrapassar a perspectiva individual e de ...

Data: 2002   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento








Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia