Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de ...

Seabra, Teresa; Departamento de Sociologia do ISCTE; Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES)

No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação r...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A Escola do Ponto de Vista das Crianças: Avaliação, sentimentos e representaçõe...

Seabra, Teresa; DINÂMIA'CET-IUL

O artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2.0 c...


Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em es...

Seabra, Teresa

O artigo explora a relação entre resultados escolares dos alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores), considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos em dua...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenh...

Giraldi, Luciana Ponce Bellido; Seabra, Teresa

Este texto tem como objetivos mapear os estudos desenvolvidos sobre o desempenho escolar, identificando as principais estratégias metodológicas utilizadas e descrevendo as técnicas de recolha de dados empíricos aplicadas em pesquisas qualitativas, com o intuito de refletir sobre as mesmas e repensar a organização de uma pesquisa em andamento. Para efetivar tal proposta, inicialmente foi realizado um levantame...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Trajetos e projetos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridad...

Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda

Ao longo dos anos oitenta do século passado, as escolas portuguesas, sobretudo as situadas na Área Metropolitana de isboa, acolheram um expressivo contingente de crianças e jovens descendentes de populações originárias das ex-colónias (PALOP). Sintomático desta pressão migratória foi a criação, em 1991, de um organismo originalmente designado por Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural ...


Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes ...

Seabra, Teresa; Mateus, Sandra

Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Desigualdades Escolares e desigualdades sociais

Seabra, Teresa

O texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a desigualdade de d...

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imig...

Seabra, Teresa

Considerando a expansão da dinâmica imigratória presente no nosso país e a decorrente fixação progressiva de um contingente assinalável de população escolar com diferentes origens nacionais, a presente investigação visa, por um lado, conhecer o desempenho escolar destas crianças e jovens, considerando um leque diversificado de variáveis de ordem estrutural e processual, e, por outro, compreender o modo como os ...

Data: 2008   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representaçõe...

Seabra, Teresa

O artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2.° c...

Data: 2006   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de ...

Seabra, Teresa

No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo-verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura-se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação r...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data









Tipo de Documento






Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia