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Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão

Autor(es): Santos, Joel cv logo 1 ; César, Margarida cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/430

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Educação inclusiva;Educação inclusiva; Agentes educativos;Agentes educativos; Atitudes; Preocupações; Inclusive education; Educational agents; Attitudes; Concerns


Descrição
No século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, & Barton, 2000). Estudar as mudanças que a formação de agentes educativos promove nos sentimentos, atitudes e preocupações face à educação inclusiva é, assim, essencial (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006). Este trabalho insere-se num projecto mais vasto, Educação Inclusiva e Processos de Formação, cujo principal objectivo é estudar que sentimentos, atitudes e preocupações apresentam os agentes educativos, antes e após uma formação relacionada com a educação inclusiva. Desenvolvemos este estudo assumindo uma abordagem interpretativa e um design baseado num long panel survey. A sub-amostra deste estudo inclui agentes educativos (N=81), em formação inicial ou pós-graduada, em instituições de ensino superior, da região da Grande Lisboa. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos: (1) a recolha documental; e (2) a escala SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle, Sharma, & Forlin (2006), aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades curriculares seleccionadas. Os dados revelam um ligeiro aumento do número de sujeitos que indicam atitudes mais inclusivas face aos alunos caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais, quando se confrontam os dois momentos da aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de preocupações face à educação inclusiva.Abstract In the 21st century, societies are characterised by their complexity and diversity. Alike societies, schools are also characterised as complex and diverse spaces/times (César, 2003, 2009). Developing inclusive practices is therefore fundamental for the construction of educational settings that welcome the difference as a valuable resource for all (Ainscow & César, 2006; Armstrong et al., 2000). Thus, it is essential to study changes promoted by pre-and in-service education on the sentiments, attitudes and concerns of the educational agents towards inclusive education (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). This work is part of a broader project Educação Inclusiva e Processos de Formação whose main goal is to study the sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents, before and after attending pre- and in-service education, and curricular units regarding inclusive education. We developed this study assuming an interpretive approach. It was carried through a long panel survey. This study sub-sample includes educational agents (N=81) attending higher education in Lisbon area. To collect data we used: (1) documents; and (2) the SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education scale, by Loreman, Earle, Sharma, and Forlin, (2006). This scale was answered in two moments: at the beginning and at the end of the selected curricular units. When the results of these two moments are confronted, a slightly increasing number of subjects indicate more inclusive attitudes towards students characterized as presenting SEN (Special Education Needs). The results also show a high level of concern towards inclusive education.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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