Author(s):
Guimarães, Célia
; Rodrigues, Silvia
; Lopes, Claúdia
; Coelho, Sónia
; Marin, Fátima
; Gomes, Alberto
; Zechi, Juliana
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/429
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): Pós-graduação; Formação pessoal e profissional; Dissertações; Post graduation; Personal and professional formation; Dissertations
Description
O presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo
primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE -
FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e
defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de
existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram
examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas,
fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a
necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o
Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a
partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos
permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a
produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que
caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência
de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/
UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem,
formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela
área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em
estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o
que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais,
acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao
impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência
neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no
âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um
“divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was
to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation
Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State
University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented
until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations
were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research
techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among
the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were
collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm
previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational
field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since
this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the
specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are
particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and
there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social
movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved
by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a
scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find
theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be
considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program
in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences
provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on
the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their
journeys.