Detalhes do Documento

Implicações das aprendizagens híbridas – extensão do Moodle à sala de aula

Autor(es): Loureiro, Ana cv logo 1 ; Barbas, Maria cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/405

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Ensino a distância; e-Learning; Moodle; Motivação


Descrição
Esta comunicação tem como finalidade apresentar as principais implicações/conclusões inerentes a um formato multimodal de ensinar e aprender a distância, comparando-os com os resultados obtidos em contexto presencial. Tentamos, ainda, perceber como este paradigma de ensino-aprendizagem (via web) poderá beneficiar os alunos na aquisição e no aperfeiçoamento de determinadas competências, ao nível do domínio das tecnologias da informação e comunicação, em particular da linguagem HTML. Para que pudéssemos distinguir este processo, sentimos necessidade de caracterizar o espaço sala de aula - enquanto espaço colaborativo e os actores da sociedade do conhecimento - professores e aprendentes; bem como as principais alterações que o professor deverá efectuar para desempenhar outros papéis – de professor a tutor. Para a obtenção dos resultados, apresentados nesta comunicação, foi implementado um estudo prático com a implicação de dois grupos de trabalho distintos (um presencial e um a distância – com recurso à plataforma de gestão de aprendizagens Moodle).
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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