Today's students have grown up surrounded by the digital society, to them traditional teaching is poorly stimulating, for they are used to utilize simultaneously diverse types of media. Learning is within the distance of a click, for those digitally savvy enough. Although, to actually retain knowledge there is still the need to acquire digital skills, soft skills, have digital literacy in order to perform effec...
“We all have something to learn and something to share” is the motto of this project, through which we aim to assess the impact of a multilingual platform which combines and makes the most of the potentials of digital environments and favours inclusion, in the co-construction of knowledge in learning/practice, in employability, entrepreneurism and innovation. In this article we will introduce an ongoing project...
Relatório sobre uma unidade curricular apresentado a provas públicas para obtenção do título académico de Agregação em Educação (Educação a Distância e eLearning) na Universidade Aberta de Lisboa, a que se reporta alínea b) do artigo 5º do Decreto-lei Nº239/2007, de 19 de junho.
Lição de síntese apresentada à Universidade Aberta como parte dos requisitos para as Provas de Agregação em Educação a Distância e Elearning
OCW [OpenCourseWare]: saberes, produção de materiais, partilha de conteúdos, aprendizagens - levar a cabo iniciativas que respondam à estratégia de futuro apresentada nos documentos EU2020 e pós-i2010; - identificar vantagens, desvantagens e potencialidades pedagógicas da integração do OCW como uma ferramenta “TIC verde” pós-i2010
Poster apresentado em conferência acompanhado com um texto explicativo. ; Construir umaplata forma e-learning que permita aos futuros mestrandos do 2ºCiclo de Educação e Comunicação Multimédia usufruir deum mestrado a distância,transformando assim o formato b-learning; •Preparar uma futura plataforma aberta a todasas Instituições de Ensino Superior.
Aprender matemática é um direito básico de todas as pessoas, em especial de todas as crianças e jovens, e uma resposta a necessidades individuais e sociais. Segundo o Departamento de Educação Básica, a matemática “constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar, sendo a sua apropriação, um direito de todos”1. Todas as crianças e jovens devem desenvolver a sua capacidade de usar a matemática p...
Esta comunicação tem como finalidade apresentar as potencialidades de uma plataforma virtual tridimensional de gestão de aprendizagens. Importa, sobretudo, reflectir sobre os emergentes benefícios que a tridimensionalidade traz no que toca à tutoria e à mediação num processo de ensino a distância baseado num ambiente Web. Assim, nesta comunicação, propomos fazer uma análise dos espaços Web de aprendizagem Moodl...
Esta comunicação tem como finalidade apresentar as principais implicações/conclusões inerentes a um formato multimodal de ensinar e aprender a distância, comparando-os com os resultados obtidos em contexto presencial. Tentamos, ainda, perceber como este paradigma de ensino-aprendizagem (via web) poderá beneficiar os alunos na aquisição e no aperfeiçoamento de determinadas competências, ao nível do domínio das t...
objectivo geral implementar a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) no espaço virtual Second Life. O projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da referida instituição de ensino superior. O projecto conta com uma vasta equipa de docentes e alunos, que, colaborativamente, irão construir todos os objectos que irão fazer parte do espaço virtual da ESES. Apresentaremos, nes...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |