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Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ens...

Author(s): Martins, Ernesto cv logo 1 ; Carapeto, Olga cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2413

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): PHDA; intervenção cognitivo-comportamental; educação especial; inclusão; ensino básico


Description
O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.
Document Type Article
Language Portuguese
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