Encontrados 96 documentos, a visualizar página 1 de 10

Ordenado por Data

Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular port...

Martins, Ernesto; Caetano, Carina

Analisamos as dificuldades de inclusão duma aluna D, de 12 anos, portadora Síndrome X Frágil, que frequenta o 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola de Castelo Branco. Os objetivos orientaram-se à aplicação, na aula, de medidas educativas inclusivas, com estratégias e metodologias impostas no Currículo Educativo Individual. Utilizamos a metodologia qualitativa (estudo de caso), recorrendo à observaç...


Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de...

Martins, Ernesto

Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região c...


O Repositório : imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital

Martins, Ernesto

Esta publicação reúne os resumos das comunicações apresentadas na III Conferência do IPCB sobre Livre Acesso ao Conhecimento “As doutrinas expressas em cada um dos resumos são da inteira responsabilidade dos autores e encontram-se ao abrigo da licença pública Creative Commons.” ; O bom desempenho das instituições/organizações, no contexto da sociedade do conhecimento e da informação dependem em grande parte da...


Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ens...

Martins, Ernesto; Carapeto, Olga

O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial....


Inserção socioprofissional e oportunidades de emprego em sujeitos com DID : est...

Martins, Ernesto; Ragageles, Vera

Pretendemos saber quais as oportunidades oferecidas de empregabilidade aos sujeitos com DID no concelho de Constância, na promoção da sua inserção e inclusão socioprofissional. Destacaremos a importância dos contextos (familiar, escolar, social) onde estão inseridos esses jovens, a relação entre a oferta formativa e a oferta e procura de emprego, a divulgação do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pe...


As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensin...

Martins, Ernesto; Alves, Marta Susana Fernandes

A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a ...


Modelo educativo renovador na educação de menores: a secção preparatória da esc...

Martins, Ernesto

A nossa investigação histórica – descritiva, utilizou como fontes documentais o espólio da Escola de Reforma (Museu em Caxias, biblioteca do Instituto de Reinserção Social – MJ), documentos na Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo, os escritos do P.e Oliveira e fontes secundárias diversas (imprensa, relatórios dos serviços jurisdicionais de menores, legislação tutelar, etc.). O estudo insere-se no âmbito das ...


O interface entre os aspectos afectivo-social e o comportamento alimentar de id...

Martins, Ernesto

O envolvimento do comportamento alimentar nos idosos permite compreender as relações socio-afetivas, com a promoção da saúde, o nível de satisfação e qualidade de vida, reconhecendo que há diversos fatores (biológicos, sociais e psicológicos) relacionados com as práticas alimentares. A investigação qualitativa realizada com 40 idosos (idades entre 65 anos e 95 anos), frequentadores de centros de dia do concelho...


Perspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas form...

Martins, Ernesto

A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro po...


Análisis de la eficacia de un programa de inteligencia emocional con profesores...

González Hermosell, Juan De Dios; Merchán Romero, Isabel Maria; Martins, Ernesto

Esta investigación e intervención psicopedagógica se realiza al finalizar el curso 2010-2011 en un centro educativo de Badajoz, tomando una muestra de 20 profesores. Con el proyecto e intervención tratamos de mejorar la competencia emocional en profesores de Educación Secundaria Obligatoria Y Bachillerato, así como aportarles conocimientos y destrezas para trabajar esta competencia con sus alumnos. Esta inter...


96 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia