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Resposta em frequência de pontes ferroviárias considerando a interacção veículo...

Autor(es): Rigueiro, Constança cv logo 1 ; Rebelo, Carlos cv logo 2 ; Silva, Luís S. da cv logo 3

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1357

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Dinâmica estrutural; Pontes ferroviárias; Comboios de alta velocidade; Via férrea balastrada; Medições


Descrição
Neste artigo apresenta-se a calibração do modelo estrutural de uma ponte ferroviária com um vão simplesmente apoiado de 23.5 metros em betão pré-esforçado, para a qual se possuem medições da resposta de aceleração vertical do tabuleiro quando sujeita à passagem de tráfego real. O estudo é complementado com o cálculo e comparação da resposta dinâmica da ponte quando sujeita à passagem de dois tipos de composição ferroviária: uma locomotiva e o comboio de alta velocidade alemão ICE2. Nesta análise são definidas duas metodologias para o cálculo da resposta, nomeadamente, o modelo das forças rolantes e a interacção do sistema veículo/via férrea/ponte em que são utilizados três diferentes modelos dinâmicos de via férrea.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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