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Caracterização do comportamento à fractura de resinas poliester insaturadas

Rebelo, Carlos Alberto C. C.

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Materiais e Processos de Fabrico, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor António Torres Marques e Prof. Doutor Paulo M. S. Tavares de Castro


O perfil do turista praticante de surf em Peniche

Rebelo, Carlos

Dissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, com Especialização em Desporto de Natureza, de Carlos Filipe Pinto Rebelo. Orientador: Prof. Doutor Jorge Alexandre Pereira Soares;Co-Orientador: Prof. Doutor Luís Carvalhinho ; O surf é, actualmente, uma modalidade que está francamente na moda e goza de uma fortíssima imagem de marca. Por isso, é usado em todo o mundo, ...


Modelações de ligações na análise sísmica de pórticos metálicos

Mota, Laertes; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da; Nogueiro, Pedro; Lima, Luciano

Neste artigo é avaliada a influência da modelação das ligações estruturais viga-pilar no comportamento sísmico de pórticos metálicos sem contraventamentos a partir de análises dinâmicas não-lineares. Inicialmente estuda-se a influência do comportamento histerético global da ligação, comparando com o comportamento elasto-plástico. Numa segunda fase estudase a influência da distorção da alma do pilar ao corte no ...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Avaliação dos efeitos dinâmicos em pontes ferroviárias de alta velocidade de pe...

Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da

O comportamento dinâmico de pontes ferroviárias de alta velocidade é um dos principais aspectos a ter em conta no dimensionamento deste tipo de estruturas. Um dos parâmetros que é mais crítico em pontes de um único vão é o relativo às acelerações máximas verticais. Valores excessivos de acelerações podem por em causa a segurança da circulação na via, nomeadamente a instabilidade do balastro e o conforto dos pas...


Structural assessment of the tower of the University of Coimbra by

Júlio, Eduardo Nuno Brito Santos; Rebelo, Carlos Alberto da Silva; Dias-da-Costa, Daniel António Semblano Gouveia

The University of Coimbra was founded in 1290. Erected between 1728 and 1733, the present Tower of the University is not only the symbol of the university, but the symbol of the city itself. A recent inspection of the tower, conducted to prepare restoration works, revealed some structural anomalies, including degradation of joints and cracking of stone blocks. In this paper we describe a study undertaken to ass...


Veterinary controls at border inspection posts in the Netherlands

Rebelo, Carlos José Branquinho

Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária ; The trade between the European Community and third countries, as well as among Member States, of animal products or products of animal origin and live animals, is detailed by an ample collection of harmonized laws and regulations, allowing a similar approach from the competent authorities of the Member States. The referred imports may only enter the C...

Data: 2008   |   Origem: Repositório da UTL

Experimental dynamic evaluation of the guarda footbridge

Rebelo, Carlos; Pircher, Martin; Rigueiro, Constança; Silva, Luís Simões da

This paper deals with the methodologies used for footbridges design and their application to a steel footbridge built over a road junction in Guarda, Portugal. The complexity of the bridge behavior and the high uncertainty connected with the damping and natural frequencies estimation supported the decision to carry out vibration measurements included in the commissioning tests. A modal identification was perfor...


Modelling the interaction effects of the high-speed train-track-bridge system u...

Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da

The main purpose of this paper is to present some results concerning the investigation of the effects of the vehicle-bridge interaction in simply supported medium span viaducts, including the modelling of the ballast-rail track system. This system is modelled using the rail stiffness in vertical and longitudinal directions, including the rail pad and the sleepers, and the ballast as a system of vertical springs...


Resposta em frequência de pontes ferroviárias considerando a interacção veículo...

Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís S. da

Neste artigo apresenta-se a calibração do modelo estrutural de uma ponte ferroviária com um vão simplesmente apoiado de 23.5 metros em betão pré-esforçado, para a qual se possuem medições da resposta de aceleração vertical do tabuleiro quando sujeita à passagem de tráfego real. O estudo é complementado com o cálculo e comparação da resposta dinâmica da ponte quando sujeita à passagem de dois tipos de composição...


Vibration assessment of railway viaducts under real traffic using bridge-track ...

Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da

The main purpose of this work is to evaluate and compare the dynamic response of a ballasted single-span simply supported viaduct using available models for the track system composed by the rails, the sleepers and the ballast. The dynamic response obtained from field measurements is used to establish the dynamic characteristics of the structure and the real traffic response acceleration to be used as reference ...


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