Document details

Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável

Author(s): Paixão, Fátima cv logo 1 ; Centeno, Carina cv logo 2 ; Quina, Joana cv logo 3 ; Marques, Vera cv logo 4 ; Clemente, Ana cv logo 5

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1303

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Década da educação para um futuro sustentável; Investigação em educação em ciências; Inovação didáctica; Ensino básico


Description
No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU