Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável

Paixão, Fátima; Centeno, Carina; Quina, Joana; Marques, Vera; Clemente, Ana

No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contr...


Contributo para a Educação Ambiental: De um projecto didáctico para o 1ºCEB à F...

Centeno, Carina; Paixão, Fátima

Este trabalho visa apresentar uma proposta didáctica, respectivos recursos e resultados, para abordar o tema da Mobilidade Sustentável como um Projecto de orientação CTS-A, com alunos do1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB). A proposta didáctica, já validada e implementada, contribuiu para a sensibilização de alunos futuros professores do 1ºCEB, por meio de uma situação de formação, com o intuito de os incentivar a ...


O tema da mobilidade sustentável – projecto e recursos didácticos com orientaçã...

Centeno, Carina; Paixão, Fátima

Procuramos apresentar, nesta oficina prática, uma Proposta Didáctica e respectivos recursos, discutindo, reflectindo e fundamentando em conjunto com os participantes todas as opções metodológicas e as actividades apresentadas com as indicações dadas no Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), as perspectivas do Ensino por Pesquisa (EPP) e o Ensino CTS implícitas no documento.


Tema da “Mobilidade sustentável” de acordo com orientações CTS-A: a avaliação ...

Centeno, Carina; Paixão, Fátima

Apresenta-se uma proposta didáctica e respectivos recursos, concebida para abordar o tema da Mobilidade Sustentável como um Projecto de orientação CTS-A, com alunos do 1ºCEB. A proposta didáctica, que foi validada e implementada, pretendeu igualmente contribuir para a sensibilização de alunos futuros professores do 1ºCEB, através de uma situação de formação, com o intuito de os incentivar a uma tomada de consci...


O tema da mobilidade sustentável em práticas de ensino CTS no 1º CEB

Centeno, Carina Emanuel Mendes

Actualmente, deparamo-nos com múltiplos acontecimentos, que não só nos perturbam, como também nos acomodam, resultantes das relações entre a Ciência e a Tecnologia em interacção com a Sociedade e o Ambiente (CTS-A). Este vínculo exige profundas transformações ao nível social, político, económico e cultural, implicando inevitáveis metamorfoses na escola. Deste modo, com este estudo, procuramos evidenciar a impor...


Rumo à “mobilidade sustentável”: uma proposta didáctica com orientação CTS par...

Centeno, Carina; Paixão, Fátima

Com vista à sensibilização através de formação, de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para assumirem compromisso com a alteração da actual situação climática, apresenta-se uma proposta didáctica validada e respectivos recursos, com orientação CTS, para abordar o tema da “Mobilidade Sustentável”.


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data






Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia