Detalhes do Documento

Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências: Linhas de pesquisa e o c...

Autor(es): Cachapuz, António cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2 ; Lopes, Bernardino cv logo 3 ; Guerra, Cecília cv logo 4

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1293

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Pesquisa em educação em ciência; Linhas de pesquisa; Ciência-tecnologia-sociedade; Orientações da pesquisa; Perspectivas CTS


Descrição
Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia