Author(s):
Monteiro, AM
; Alves, M
; Souto, S
; LuÃs, D
; Silva, AI
; Marques, O
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.23/665
Origin: Repositório Científico do Hospital de Braga
Subject(s): Neoplasias das Glândulas Suprarrenais; Ganglioneuroma
Description
INTRODUÃÃO
Os ganglioneuromas da supra-renal são tumores raros, benignos, bem diferenciados e têm origem na crista neural. A maioria dos doentes com ganglioneuroma da supra-renal são assintomáticos, e grande parte destes tumores são não secretores. Geralmente, são encontrados acidentalmente em exames de imagem abdominal por outro motivo.
CASO CLÃNICO
Sexo feminino, 53 anos, com antecedentes de hipertensão arterial diagnosticada aos 30 anos, dislipidémia, patologia depressiva e histerectomia por prolapso uterino. Medicada habitualmente com espironolactona, cloreto de potássio, atorvastatina, omeprazol, fluoxetina e lorazepam. Antecedentes de internamentos de repetição em serviço de Medicina Interna por hipocaliémia recorrente. Referenciada à consulta de Endocrinologia por suspeita de hiperaldosteronismo primário. Apresentava nódulo na supra-renal diagnosticado em contexto de estudo da hipertensão arterial e hipocaliémia. ClÃnica de astenia, anorexia, cãimbras e dores musculares com alguns meses de evolução. Sem alterações relevantes ao exame objectivo. A TC das supra-renais revelava âsupra-renal esquerda com nódulo hipodenso de 3 cm, eventual adenomaâ. A RM abdomino-pélvica mostrou: âsupra-renal esquerda com massa quÃstica complexa, com parede espessa (3-5mm de espessura parietal), onde se identifica um nódulo mural com ~11x7mm, questionando-se a possibilidade de degenerescência quÃstica tumoral/pseudoquisto, sendo de ponderar a sua exérese cirúrgica.â O estudo funcional do nódulo foi normal. Foi submetida a suprarrenalectomia esquerda por via laparoscópica. O exame histológico revelou um ganglioneuroma. Foi referenciada a consulta de Nefrologia para investigação da hipocaliémia, tendo sido excluÃda doença intersticial renal com perda de potássio. Actualmente, seguida em consulta de Psiquiatria por provável sÃndrome de Munchausen, por suspeita de indução crónica de vómito.
CONCLUSÃO
Apresentamos este caso pela raridade da entidade clÃnica. São geralmente tumores não secretores e a maioria dos doentes estão assintomáticos na altura do diagnóstico, tal como no caso apresentado. O prognóstico dos doentes submetidos a ressecção completa do tumor é excelente.