Document details

O Educador como Prático Reflexivo

Author(s): Pinheiro, Ana cv logo 1 ; Neves, Maria Ivone cv logo 2 ; Pinho, Rute cv logo 3 ; Santos, Vera cv logo 4 ; Oliveira, Cláudia cv logo 5 ; Marques, Marta cv logo 6

Date: 2008

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Ensino reflexivo; Supervisão de professores; Educação de infância; Portefólio


Description
De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação. p. 129-142
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU