Document details

Reactividade Cutânea Inespecífica em Estudos Populacionais

Author(s): Morais-Almeida, M cv logo 1 ; Gaspar, A cv logo 2 ; Romeira, AM cv logo 3 ; Sampaio, G cv logo 4 ; Teixeira, C cv logo 5 ; Câmara, R cv logo 6 ; Marques, A cv logo 7 ; Lopes, D cv logo 8 ; Ieong, K cv logo 9 ; Andrade, I cv logo 10 ; Andrade, N cv logo 11 ; Santa-Marta, C cv logo 12 ; Pires, G cv logo 13 ; Romeira, J cv logo 14 ; Neuparth, N cv logo 15 ; Drummond Borges, F cv logo 16 ; Humberto, J cv logo 17 ; Rosado-Pinto, J cv logo 18

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.17/1437

Origin: Repositório do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE

Subject(s): Testes Cutâneos; Epidemiologia; Raça; Sexo; HDE ALER


Description
Os testes cutâneos por prick constituem o método diagnóstico de eleição no estudo da sensibilização alergénica, sendo no entanto influenciados por diversos factores. Não se encontram disponíveis dados sobre a quantificação da reacti-vidade cutânea inespecífica em estudos populacionais pediátricos, incluindo amostras de raças diversas. Objectivo: Avaliar e correlacionar a reactividade cutânea à histamina em crianças de diferentes raças,bem como a possível influência de factores como o sexo e a atopia. Material e Métodos: Englobado no Estudo Português de Doenças Alérgicas na Criança (PAC Study), foram estudadas 1710 crianças em idade escolar (6 a 12 anos), 244 de raça Negra na República de Cabo Verde, 756 Caucasianas na Ilha da Madeira e 710 de raça Chinesa em Macau. A todas as crianças foram efectuados testes cutâneos por prick com aeroalergenos, utilizando como referência positiva um extracto de histamina a 10mg/ml (Merck Allergopharma). Foi efectuada análise comparativa do diâmetro médio da pápula induzida pela histamina.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU