Autor(es):
Martins, M.J.
; Torres, Duarte
; Azevedo, I.
; Alçada, M.N.
; Martel. F.
; Keating. E.
; Guimarães, J.T.
; Faria, A.
; Calhau, C.
; Gonçalves, P.
; Negrão, R.
; Monteiro, R.
; Fonte, R.
; Ferreira, M.A.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/65757
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Ciências Físicas; Química; Bioquímica, Ciências Sociais; Ciências da educação; Métodos de ensino
Descrição
No primeiro ano da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição
e Alimentação, da Universidade do Porto, existem duas Unidades Curriculares que introduzem a
Bioquímica aos estudantes [Química Orgânica e Bioquímica I (no 1º e 2º semestres,
respetivamente)] e cujos programas e modalidades pedagógicas estão inter-relacionados,
confrontando o estudante, progressivamente ao longo do ano letivo, com oportunidades de
aprendizagem ativa.
A divulgação de descobertas científicas e o envolvimento dos estudantes em projetos de
investigação científica melhoram a aprendizagem e a retenção de conhecimentos, assim como
operacionalizam a sua aplicabilidade prática, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeito
positivo no interesse pela investigação científica.
Com o objetivo de melhorar não só a aquisição de conhecimentos, mas também a compreensão e aplicabilidade dos mesmos, assim como o desenvolvimento de competências e de raciocínio
hipotético-dedutivo pelos estudantes, o ensino da Bioquímica "tradicional/clássico/base" foi
modificado de modo a: 1) introduzir a discussão de artigos científicos relevantes (nas sessões
teóricas e/ou práticas); 2) possibilitar o contacto com a investigação científica feita pelos
docentes (nas sessões teóricas) e 3) possibilitar a realização de pequenos projetos de
investigação científica (nas sessões práticas). Nestas 3 modalidades pedagógicas estão
subjacentes temas bioquímicos que integram o programa "clássico/base" das referidas Unidades
Curriculares. Adicionalmente, ao estudante são divulgados, nas 3 modalidades pedagógicas
acima referidas, temas atuais da Bioquímica Nutricional ao mesmo tempo que contacta com
todas as fases da metodologia de aquisição de conhecimentos, de raciocínio e de investigação
usadas na área da Nutrição.