Document details

Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nut...

Author(s): Martins, M.J. cv logo 1 ; Torres, Duarte cv logo 2 ; Azevedo, I. cv logo 3 ; Alçada, M.N. cv logo 4 ; Martel. F. cv logo 5 ; Keating. E. cv logo 6 ; Guimarães, J.T. cv logo 7 ; Faria, A. cv logo 8 ; Calhau, C. cv logo 9 ; Gonçalves, P. cv logo 10 ; Negrão, R. cv logo 11 ; Monteiro, R. cv logo 12 ; Fonte, R. cv logo 13 ; Ferreira, M.A. cv logo 14

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/65757

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Ciências Físicas; Química; Bioquímica, Ciências Sociais; Ciências da educação; Métodos de ensino


Description
No primeiro ano da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, existem duas Unidades Curriculares que introduzem a Bioquímica aos estudantes [Química Orgânica e Bioquímica I (no 1º e 2º semestres, respetivamente)] e cujos programas e modalidades pedagógicas estão inter-relacionados, confrontando o estudante, progressivamente ao longo do ano letivo, com oportunidades de aprendizagem ativa. A divulgação de descobertas científicas e o envolvimento dos estudantes em projetos de investigação científica melhoram a aprendizagem e a retenção de conhecimentos, assim como operacionalizam a sua aplicabilidade prática, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeito positivo no interesse pela investigação científica. Com o objetivo de melhorar não só a aquisição de conhecimentos, mas também a compreensão e aplicabilidade dos mesmos, assim como o desenvolvimento de competências e de raciocínio hipotético-dedutivo pelos estudantes, o ensino da Bioquímica "tradicional/clássico/base" foi modificado de modo a: 1) introduzir a discussão de artigos científicos relevantes (nas sessões teóricas e/ou práticas); 2) possibilitar o contacto com a investigação científica feita pelos docentes (nas sessões teóricas) e 3) possibilitar a realização de pequenos projetos de investigação científica (nas sessões práticas). Nestas 3 modalidades pedagógicas estão subjacentes temas bioquímicos que integram o programa "clássico/base" das referidas Unidades Curriculares. Adicionalmente, ao estudante são divulgados, nas 3 modalidades pedagógicas acima referidas, temas atuais da Bioquímica Nutricional ao mesmo tempo que contacta com todas as fases da metodologia de aquisição de conhecimentos, de raciocínio e de investigação usadas na área da Nutrição.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU