Detalhes do Documento

A rádio com atividade pedagógica de integração das ciências da comunicação na f...

Autor(es): Gregório, Maria João cv logo 1 ; Padrão, Patrícia cv logo 2 ; Barros, Renata cv logo 3 ; Graça, Pedro cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/65114

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Ciências da Saúde


Descrição
A formação em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto apresentou desde sempre uma componente relacionada com a comunicação, quer de forma direta ou indireta, evidenciando a importância atribuída à necessidade de capacitar os futuros profissionais de saúde para a intervenção no espaço público. No entanto, a integração das ciências da comunicação na formação dos Nutricionistas tem sido alvo de um percurso irregular, característico de duas ciências em franca evolução, refletindo ainda as enormes transformações sociais e tecnológicas nas sociedades contemporâneas e os desafios que se colocam à atuação do Nutricionista. No sentido de uniformizar as competências nesta área foi criada em 2007/2008 a Unidade Curricular (UC) de Comunicação na FCNAUP, a única instituição pública a formar Nutricionistas em Portugal, sendo lecionada no 2o semestre do 1o ano. A UC tem como objetivos capacitar os futuros profissionais para a produção e divulgação científica na área das 7660    ciências da nutrição, desde a seleção e recolha de informação de qualidade às competências para a difusão de informação científica aos pares e para os diferentes públicos, utilizando metodologias e linguagem adequada. No ano letivo de 2010/2011, foi criada uma atividade pedagógica na UC no âmbito de um programa de rádio intitulado "Ondas   Nutricionais", que teve como objectivo capacitar os alunos para a divulgação de informação e comunicação para o público em geral utilizando a rádio como meio de comunicação. Esta atividade prática consistiu na elaboração de um guião de orientação para a gravação de uma emissão via rádio, tendo como ponto de partida a transformação de um artigo científico previamente elaborado pelos estudantes e assente num tema atribuído pelos docentes. A elaboração deste texto para difusão pública utilizando como suporte a Rádio desenvolveu-se como atividade de grupo, com 3 a 4 elementos, ao longo de 3 sessões teórico-práticas, de modo a proporcionar a discussão entre pares e a aquisição de competências em trabalho de equipa. Como objetivos específicos, pretendia-se que os alunos adquirissem competências ao nível da adaptação dos conteúdos e da linguagem técnico- científica de acordo com o formato da comunicação para a rádio e também de acordo os interesses do público alvo, de forma a que a informação transmitida fosse clara, perceptível e eficiente. A gravação do programa da rádio ocorreu em contexto real, no âmbito de um programa existente na Engenharia Rádio da   Universidade   do   Porto,   intitulado   "Ondas   Nutricionais",  o  qual  foi  desenvolvido  inicialmente  com  o  propósito  de  funcionar  como  apoio  às   atividades pedagógicas no âmbito da UC de Comunicação. Espera-se que este modelo inovador de atividade pedagógica contribua para a formação do Nutricionista, ao qual se exige, cada vez mais, que seja capaz de ir além de um mero difusor de informação e seja capaz de ser gerador de mudança, de transformação, incentivando o aparecimento de processos individuais e colectivos de mudança na comunidade.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia