Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutori...
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Dissertação para a obtenção de Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial ; A gestão da cadeia de abastecimento assumiu, ao longo dos últimos anos, uma função crítica dentro das organizações, envolvendo actividades fundamentais como a gestão do relacionamento com os fornecedores, o envolvimento do fornecedor no processo de negócio e na gestão estratégica, ao mesmo tempo que tem vindo a privilegiar a qual...
Supervision and learning must be guided and accompanied by expert nurses in the clinical area. The nurse supervisor is required, in addition to clinical skills, ability to discuss, to question and to reflect with the student (Ketola, 2009). Objectives: Identify the social representations (SR) of the clinical nurse supervisor characteristics, built by students. Analyze the relationship between the components of ...
Os estudos qualitativos e as revisões sistemáticas comprovam as necessidades de informação e apoio por parte do cuidador o que leva o mesmo em alguma situações a internar o doente por se sentir incapacitado na gestão e controlo da dor. No planeamento e condução desta Revisão Sistemática foi utilizada a metodologia PICO(D). Foram identificados três estudos um de natureza qualitativa, outro de natureza quantitati...
Introdução Existindo uma grande variabilidade de situações de doença que colocam as pessoas em situação critica, consideramos importante clarificar o conceito, quer na formação quer na prática e investigação, como contribuição para os enfermeiros desenvolverem competências nesta área de cuidados. Perante doentes críticos e situações de emergência os enfermeiros têm cada vez mais um papel preponderante. A perceç...
Introdução: No contexto da formação inicial, as experiências clínicas revestem-se de grande importância. As experiências clínicas não se restringem a momentos de aquisição de competências, contribuem também para a modelação do conceito de enfermagem enquanto profissão e enquanto ciência. Não obstante a sua importância, são condicionadas pela relação que se estabelece entre enfermeiro supervisor e estudante. Esp...
Introdução: O diagnóstico de cancro está frequentemente associado a tratamentos prolongados, dolorosos, em que a gestão dos sintomas dos efeitos secundários é difícil e por vezes devastadora. Os enfermeiros que prestam cuidados em hospital de dia de quimioterapia caraterizam-se pela avaliação e intervenção rápida de forma a dar resposta, num curto espaço de tempo, às necessidades reais/potenciais do doente (Gle...
e As representações sociais de enfermeiro supervisor, elaboradas pelos estudantes, estão estruturadas nas competências de experiência profissional, sustentadas pelo conhecimento, e nas competências pessoais relacionadas com o carácter do enfermeiro. Deste modo, o enfermeiro supervisor, no imaginário dos estudantes, deve ter experiência e conhecimentos, deve ser acessível, compreensivo, disponível, empático, hon...
Introdução: O diagnóstico de cancro está frequentemente associado a tratamentos prolongados, dolorosos, em que a gestão dos sintomas dos efeitos secundários é difícil e por vezes devastadora. Os enfermeiros que prestam cuidados em hospital de dia de quimioterapia caracterizam-se pela avaliação e intervenção rápida de forma a dar resposta, num curto espaço de tempo, às necessidades reais/potenciais do doente (Gl...
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