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Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem

Sim-Sim, Maria Margarida; Marques, Maria do Ceu; Frade, Maria dos Anjos; Chora, Maria Antónia

Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutori...


A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico : expetativas, co...

Frade, Maria Alice das Dores Ramos

Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta


Selecção de fornecedores utilizando o método analítico hierárquico (AHP) e a an...

Frade, Maria Rita Mausinho Galaio

Dissertação para a obtenção de Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial ; A gestão da cadeia de abastecimento assumiu, ao longo dos últimos anos, uma função crítica dentro das organizações, envolvendo actividades fundamentais como a gestão do relacionamento com os fornecedores, o envolvimento do fornecedor no processo de negócio e na gestão estratégica, ao mesmo tempo que tem vindo a privilegiar a qual...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Representações sociais de enfermeiro supervisor elaboradas por estudantes de en...

Bule, Maria José; Fonseca, Ana; Frade, Maria; Marques, Maria do Céu; Lopes, M. J.

Supervision and learning must be guided and accompanied by expert nurses in the clinical area. The nurse supervisor is required, in addition to clinical skills, ability to discuss, to question and to reflect with the student (Ketola, 2009). Objectives: Identify the social representations (SR) of the clinical nurse supervisor characteristics, built by students. Analyze the relationship between the components of ...


Programa Educacional ao cuidador do doente oncológico com dor no domícilio - Re...

Correia, Isabel; Frade, Maria

Os estudos qualitativos e as revisões sistemáticas comprovam as necessidades de informação e apoio por parte do cuidador o que leva o mesmo em alguma situações a internar o doente por se sentir incapacitado na gestão e controlo da dor. No planeamento e condução desta Revisão Sistemática foi utilizada a metodologia PICO(D). Foram identificados três estudos um de natureza qualitativa, outro de natureza quantitati...


A pessoa em situação crítica: representações construídas por Enfermeiros

Correia, Isabel; Frade, Maria; Fonseca, Ana; Marques, Maria; Mendes, João

Introdução Existindo uma grande variabilidade de situações de doença que colocam as pessoas em situação critica, consideramos importante clarificar o conceito, quer na formação quer na prática e investigação, como contribuição para os enfermeiros desenvolverem competências nesta área de cuidados. Perante doentes críticos e situações de emergência os enfermeiros têm cada vez mais um papel preponderante. A perceç...


ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E O ENFERMEIRO SUPERVISOR

Frade, Maria; Fonseca, Ana; Lopes, M. J.; Marques, Maria do Céu; Bule, Maria José

Introdução: No contexto da formação inicial, as experiências clínicas revestem-se de grande importância. As experiências clínicas não se restringem a momentos de aquisição de competências, contribuem também para a modelação do conceito de enfermagem enquanto profissão e enquanto ciência. Não obstante a sua importância, são condicionadas pela relação que se estabelece entre enfermeiro supervisor e estudante. Esp...


Métodos de informação utilizados pelos enfermeiros na gestão de sintomas do doe...

Frade, Maria; Lopes, M. J.; Correia, Isabel

Introdução: O diagnóstico de cancro está frequentemente associado a tratamentos prolongados, dolorosos, em que a gestão dos sintomas dos efeitos secundários é difícil e por vezes devastadora. Os enfermeiros que prestam cuidados em hospital de dia de quimioterapia caraterizam-se pela avaliação e intervenção rápida de forma a dar resposta, num curto espaço de tempo, às necessidades reais/potenciais do doente (Gle...


Enfermeiro Supervisor: construções elaboradas por estudantes de Enfermagem

Bule, Maria José; Fonseca, Ana; Frade, Maria; Marques, Maria do Céu; Lopes, M. J.

e As representações sociais de enfermeiro supervisor, elaboradas pelos estudantes, estão estruturadas nas competências de experiência profissional, sustentadas pelo conhecimento, e nas competências pessoais relacionadas com o carácter do enfermeiro. Deste modo, o enfermeiro supervisor, no imaginário dos estudantes, deve ter experiência e conhecimentos, deve ser acessível, compreensivo, disponível, empático, hon...


A gestão de sintomas do doente em tratamento por Quimioterapia e os métodos de ...

Frade, Maria; Lopes, M. J.; Correia, Isabel

Introdução: O diagnóstico de cancro está frequentemente associado a tratamentos prolongados, dolorosos, em que a gestão dos sintomas dos efeitos secundários é difícil e por vezes devastadora. Os enfermeiros que prestam cuidados em hospital de dia de quimioterapia caracterizam-se pela avaliação e intervenção rápida de forma a dar resposta, num curto espaço de tempo, às necessidades reais/potenciais do doente (Gl...


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