Author(s):
Gregório, Maria João
; Padrão, Patrícia
; Barros, Renata
; Graça, Pedro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/65114
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Ciências da Saúde
Description
A formação em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto apresentou desde sempre uma componente relacionada com a comunicação, quer de forma direta ou indireta, evidenciando a importância atribuída à necessidade de capacitar os futuros profissionais de saúde para a intervenção no espaço público. No entanto, a integração das ciências da comunicação na formação dos Nutricionistas tem sido alvo de um percurso irregular, característico de duas ciências em franca evolução, refletindo ainda as enormes transformações sociais e tecnológicas nas sociedades contemporâneas e os desafios que se colocam à atuação do Nutricionista.
No sentido de uniformizar as competências nesta área foi criada em 2007/2008 a Unidade Curricular (UC) de Comunicação na FCNAUP, a única instituição pública a formar Nutricionistas em Portugal, sendo lecionada no 2o semestre do 1o ano. A UC tem como objetivos capacitar os futuros profissionais para a produção e divulgação científica na área das
7660



ciências da nutrição, desde a seleção e recolha de informação de qualidade às competências para a difusão de informação científica aos pares e para os diferentes públicos, utilizando metodologias e linguagem adequada.
No ano letivo de 2010/2011, foi criada uma atividade pedagógica na UC no âmbito de um programa de rádio intitulado "Ondas Nutricionais", que teve como objectivo capacitar os alunos para a divulgação de informação e comunicação para o público em geral utilizando a rádio como meio de comunicação. Esta atividade prática consistiu na elaboração de um guião de orientação para a gravação de uma emissão via rádio, tendo como ponto de partida a transformação de um artigo científico previamente elaborado pelos estudantes e assente num tema atribuído pelos docentes. A elaboração deste texto para difusão pública utilizando como suporte a Rádio desenvolveu-se como atividade de grupo, com 3 a 4 elementos, ao longo de 3 sessões teórico-práticas, de modo a proporcionar a discussão entre pares e a aquisição de competências em trabalho de equipa. Como objetivos específicos, pretendia-se que os alunos adquirissem competências ao nível da adaptação dos conteúdos e da linguagem técnico- científica de acordo com o formato da comunicação para a rádio e também de acordo os interesses do público alvo, de forma a que a informação transmitida fosse clara, perceptível e eficiente. A gravação do programa da rádio ocorreu em contexto real, no âmbito de um programa existente na Engenharia Rádio da Universidade do Porto, intitulado "Ondas Nutricionais", o qual foi desenvolvido inicialmente com o propósito de funcionar como apoio às atividades pedagógicas no âmbito da UC de Comunicação.
Espera-se que este modelo inovador de atividade pedagógica contribua para a formação do Nutricionista, ao qual se exige, cada vez mais, que seja capaz de ir além de um mero difusor de informação e seja capaz de ser gerador de mudança, de transformação, incentivando o aparecimento de processos individuais e colectivos de mudança na comunidade.