Author(s):
Padrão, Patrícia
; Barros, Renata
; Gregório, Maria João
; Graça, Pedro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/65098
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Ciências da Saúde
Description
Diferentes autores têm vindo a questionar a abrangência da formação universitária na área das ciências da saúde, nomeadamente pela incapacidade de se formarem profissionais capazes de construir alianças a vários níveis, com vista à transformação dos ambientes onde atuam.
Com o objetivo de capacitar os estudantes pré-graduados da Licenciatura em Ciências da Nutrição para uma melhor interação com o seu público-alvo, foi desenvolvido um espetáculo de teatro, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Investigação.
Esta primeira experiência prática no domínio da comunicação através da expressão dramática ocorreu no ano letivo de 2010/2011 e nasceu da necessidade pressentida de capacitar os futuros nutricionistas para a utilização de técnicas inovadoras de educação que, pelo seu carácter iminentemente lúdico e criativo, se tornam, por um lado, mais apelativas para o público, e por outro, mais eficazes do ponto de vista da tomada de consciência para a mudança de comportamentos alimentares. A metodologia explorada foi o "teatro-debate" que tem sido utilizada para trabalhar diversos temas na área da saúde, levando os espetadores a refletir sobre os problemas que enfrentam e sobre as possíveis formas de os resolver.
Metodologicamente, na primeira semana do semestre curricular, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um trabalho intensivo (incluiu 3 sessões práticas de cerca de duas horas cada) com uma companhia de teatro especializada neste tipo de metodologia, tendo vivenciado de forma sequencial as diversas fases do processo de conceção desta forma de comunicar. Na primeira sessão, assistiram a um espetáculo previamente preparado, assumindo o papel de público, de forma a se familiarizarem com o método. Numa segunda sessão, grupos de cerca de 30 estudantes, participaram numa ação de iniciação à prática da metodologia, tendo sido realizados vários exercícios que incluíram técnicas de expressão dramática, corporal e vocal específicas para o trabalho posterior neste tipo de metodologia específica de intervenção artística mas também social. Posteriormente, em grupos menores (de cerca de 8 elementos), os estudantes construíram a sua própria peça de teatro-debate. Definiram o "problema" a trabalhar (a obesidade), debateram amplamente a questão e encontraram uma forma de a teatralizar, de maneira a que o público pudesse ter um papel ativo. Na terceira e última sessão deste trabalho, todos os grupos de estudantes apresentaram o teatro-debate que construíram, e discutiram com os pares e os especialistas formadores da companhia de teatro, os sucessos e os insucessos obtidos e a forma de os ultrapassar. A "resistência" oferecida inicialmente pelos estudantes a esta abordagem que pressupõe alguma "exposição individual", deu lugar, no decorrer do processo, a manifestações de entusiasmo por parte dos estudantes que, no final, afirmaram que esta experiência constituiu uma mais-valia na sua formação em Ciências da Nutrição.
Concluindo, esta nova experiência de "teatro-debate" foi marcante para os estudantes tendo proporcionado novas competências que foram visíveis ao longo do semestre. No entanto, esta abordagem de ensino necessita de ser avaliada, de modo a sustentar este tipo de investimento pedagógico nos próximos anos.