Author(s):
Vieira, Diana Aguiar
; Caires, Susana
; Coimbra, Joaquim Luís
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/680
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Ensino superior; Auto-eficácia; Inserção profissional; School-to-work; Transition; Practicum experience; Higher education; Self-efficacy; Job insertion; Transición escuela-trabajo; Prácticas de capacitación; Enseñanza superior; Eficacia propia; Inserción profesional
Description
O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional
como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura
de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto
dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, autoefi
cácia e objectivos de investimento profi ssional – numa amostra de 337 fi nalistas do ensino superior português. Os
resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular
apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-efi cácia, bem como objectivos de investimento
profi ssional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio.
Palavras-chave: transição escola-trabalho, estágio profi ssionalizante, ensino superior, auto-efi cácia, inserção profi ssional. This study aims at analyzing the contributions of practicum training in the transition-to-work. In this study, job
insertion is understood as a broad process including three interrelated phases: academic training, search for a paid
job and adaptation to work. Specifi cally, our aim was to investigate the impact on career exploration, self-effi cacy
and career goals in a sample of 337 senior Portuguese students. The results showed benefi ts in terms of career
exploration, self-effi cacy and career goals with students that had a practicum experience, as compared to the ones
who had not had that opportunity. El presente trabajo trató de analizar el papel de las prácticas en la transición al trabajo, entendiéndose la inserción
profesional como un proceso temporalmente prolongado constituido por tres fases interdependientes: la formación
académica, la búsqueda de una actividad remunerada y la adaptación al mundo laboral. Se pretendió, más específi camente,
estudiar el impacto de las prácticas curriculares en la promoción de variables psicológicas centrales en esta transición
– exploración vocacional, efi cacia propia y objetivos de inversión profesional – en una muestra de 337 fi nalistas de la
enseñanza superior portuguesa. Los resultados encontrados evidenciaron que los estudiantes que tuvieron la oportunidad
de realizar una práctica curricular presentaron mayores niveles de exploración vocacional y de efi cacia propia, así como
objetivos de inversión profesional más robustos, cuando se compararon con aquellos que no realizaron práctica.