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Ensino e aprendizagem da Bioquímica em Ciências da Saúde: retenção de conhecime...

Autor(es): Prudêncio, Cristina cv logo 1 ; Fernandes, Rúben cv logo 2 ; Ferraz, Ricardo cv logo 3 ; Vieira, Mónica cv logo 4 ; Fonte, Rosália cv logo 5

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/1296

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Tecnologias da saúde; Stress; Tipo de preparação para exame; Tipo de estudo; Allied health sciences; Preparation to evaluation; Type of study


Descrição
Num contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário estudar as diferentes formas de avaliação e o stress que lhe está associado, observando de que forma estas poderão interferir no sucesso académico dos alunos e real aquisição de competências. O objectivo do trabalho foi avaliar estas questões no âmbito da Bioquímica de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde. A metodologia foi adaptada de controlled pre-test-postest, e os resultados obtidos apontam para que os alunos que mais estudam, ao longo do ano e não no “sprint final”, parecem possuir menor stress e serem melhor sucedidos. In a context of a profound re-struturation in health sciences education, based in competences, it is necessary to study the different types of evaluation and the stress associated, observing how they might interfere in the academic success and real competences acquisition. The aim of the present study was to assess those questions in the discipline of Biochemistry of different allied health courses. The methodology was adapted from controlled pre-test-postest and the results obtained point that, the students that study more, along the year and not in the final sprint seem to have less stress associated with evaluations and better succeeded.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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