Autor(es):
Pinheiro, Margarida M.
; Sarrico, Cláudia S.
; Santiago, Rui A.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1476
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): EDUCAÇÃO
Descrição
Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia
do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos,
saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL
quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia
ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado
para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante,
recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades
empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes.
Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos
a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento
de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos
e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a
possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo,
como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma
persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente
responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados,
exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de
atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação
de competências que assegurem as necessidades de um mercado de
trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.