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A satisfação dos licenciados em Turismo: os novos desafios para as instituições...

Author(s): Eurico, Sofia cv logo 1 ; Silva, João Albino cv logo 2 ; Valle, Patrícia cv logo 3

Date: 2013

Origin: Tourism & Management Studies

Subject(s): ; Consumer satisfaction, strategic management, Tourism Higher Education, PLS-PM; ; Satisfação do consumidor, gestão estratégica, Ensino Superior em Turismo, PLS-PM


Description
O presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentesda satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição deEnsino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seuconhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área.Este encontro de experiências representará uma fonte de informaçãochave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com ofertaformativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, quereconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva àsnecessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando umquadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor erecorrendo à técnica Partial Least Square – Path Modelling, procurouseanalisar a relação entre as variáveis que integram o processo deformação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia nametodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, ealgumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam avariável imagem como o elemento principal no processo de formaçãoda satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicamainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível danatureza da IES, ensino universitário ou politécnico. The present study analyses the antecedent and subsequent variablesof satisfaction for the Tourism graduate towards the attended HigherEducation Institution (HEI), and it also considers his/her knowledgeof the tourism industry as a professional. The meeting of theseexperiences represent a key information source for the strategicpositioning and management of HEIs with a Tourism training offer, aswell as for the tourism industry, which recognizes thosecorresponding more assertively to the needs of today's tourismprofessionals. Based on a conceptual framework related to theconsumer satisfaction and using the Partial Least Square - PathModelling technique, the relationship between the variables thatcomprise the process of customer satisfaction formation, based on theNational Consumer Satisfaction Indexes methodologies of Contents,and some characteristics of the sample were analysed. The resultsshow that image is the main antecedent of satisfaction for therespondents in relation to the attended HEI and also indicate arelevant distinction in their perception of the HEIs’ nature, eitheruniversity or polytechnic.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) ;
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