Author(s):
Picado-Santos, Luís
; Ferreira, Adelino
; Pereira, Paulo A. A.
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/13429
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Description
No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade
Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP)
para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem
estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades
portuguesas.
Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da
Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao
desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este
período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de
Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação
Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de
Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade»
(SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto
efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra
o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o
qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de
optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos
determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos.
Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para
integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de
Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais.
Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da
Administração Portuguesa.