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Influência da energia de compactação giratória nas propriedades volumétricas e ...

Gardete, Dinis; Picado Santos, Luís; Capitão, Silvino

Comunicação apresentada no XVII Congresso Ibero-Latino Americano del Asfalto que decorreu de 17 a 22 de novembro na Antigua Guatemala ; Neste trabalho procurou avaliar-se de que modo a energia de compactação utilizada na formulação volumétrica influencia as propriedades das misturas betuminosas. As misturas utilizadas foram uma mistura densa de utilização corrente em Portugal, um AC 20 base 35/50 (MB), e uma m...


Analysing the gyratory compaction design level for a dense mixture and a stone ...

Gardete, Dinis; Picado Santos, Luís; Capitão, Silvino

The achievement of a desired level of bituminous mixtures’ performance is an important issue to increase the durability of pavements and to reduce maintenance costs as well as its impacts. A decisive stage is the mixture design process, in particular the choice of bitumen content to be used. This parameter can affect all the major performance properties of the mixtures. In Portugal, the Marshall method is used ...


Ensaios triaxiais cíclicos na caracterização mecânica de agregados britados: me...

Luzia, Rosa; Picado-Santos, Luís de; Neves, José M.

Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários Portugueses, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogenei...


Mechanical behaviour of two crushed materials used in portuguese UGL

Luzia, Rosa; Picado-Santos, Luis; Pereira, Paulo

The crushed materials of extensive granulometry (UGM) are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. The behaviour of these materials on pavement layers is not sufficiently characterized, in spite of several studies already performed on this matter, due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. This has special imp...


Materiais britados não ligados em pavimentos rodoviários: comportamento mecânic...

Luzia, Rosa; Picado-Santos, Luís

Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos mac...


Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de ...

Picado-Santos, Luís; Ferreira, Adelino; Pereira, Paulo A. A.

No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação d...


Modelos de comportamento e valores reais de módulo resiliente de agregados brit...

Luzia, Rosa; Picado-Santos, Luís

Os pavimentos rodoviários em Portugal continuam a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, de um modo geral britados. No entanto, o comportamento mecânico deste tipo de materiais, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, deve ser melhor estabelecido já que disso depende em boa medida a capacidade de previsão do comportamento em serviço daqueles pavimentos. Para contri...


Caracterização de misturas betuminosas à deformação permanente em laboratório

Gardete, Dinis; Picado-Santos, Luís

As causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. A introdução de novos métodos de avaliação do desempenho de misturas betuminosas à deformação permanente apresenta-se como um imperativo. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais com esse objectivo, como sej...


Comportamento mecânico de bases e sub-bases não tratadas para pavimentos rodovi...

Luzia, Rosa; Picado-Santos, Luís

Continuando os pavimentos rodoviários em Portugal a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, verifica-se que os materiais britados de granulometria extensa continuam a ter uma grande aplicação nas camadas granulares não ligadas, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentid...


Permanent characterization of bituminous mix: laboratorial characterization tests

Gardete, Dinis; Picado-Santos, Luís; Pais, Jorge

In the last years some laboratory testing has been used to predict the permanent deformation behavior of bituminous mixtures. The tests methods used in Portugal include the Wheel Tracking test, the Cyclic Compression Test (Uniaxial and Triaxial) and the Repetitive Shear at Constant Height (RSCH) test. There are also the new European standards for those tests methods, with the exception of the RSCH which is esse...


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