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Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior: implicaç...

Autor(es): Seco, Graça Maria dos Santos Batista cv logo 1 ; Dias, Maria Isabel Pinto Simões cv logo 2 ; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues cv logo 3 ; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro cv logo 4 ; Custódio, Susana Margarida Rodrigues cv logo 5

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/18

Origem: IC-online

Assunto(s): Adaptação ao ensino superior; Suporte social


Descrição
Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IX, Madeira, 2007. O ingresso no Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. Com base num estudo realizado com alunos do 1º ano do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), pretendeu-se avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Analisou-se, ainda, a influência de variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de adaptação. Os resultados revelam que o género, o grau de opção de escola e de curso e a situação de deslocado ou não-deslocado do estudante influenciam significativamente a qualidade da adaptação, verificando-se que a percepção do suporte social parece constituir uma condição importante para o seu bem-estar pessoal e académico. Apresentam-se as implicações práticas decorrentes desta investigação para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio aos estudantes do IPL, de modo a ajudá-los a construir pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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