Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Stress, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensino...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues

O stress é um processo presente nas vivências do quotidiano dos indivíduos com implicações a nível do seu bem-estar e saúde. No caso específico dos estudantes de Enfermagem, o ensino clínico tem sido identificado como uma componente de formação geradora de elevados níveis de stress. O presente estudo tem como principal objectivo analisar as inter-relações que se estabelecem entre a percepção de situações de str...


Mudanças das Crenças de Estudantes de Enfermagem face à Violência Conjugal: Imp...

Dixe, Maria dos Anjos; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Veríssimo, Cristina Maria Figueira; Leitão, Maria Neto da Cruz; Pires, Susana


Ser optimista acerca do optimismo : sua importância na gestão do stresse de est...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Nacional RESAPES-AP, que decorreu em Maio de 2010 na Universidade de Aveiro. ; O optimismo surge associado a um melhor bem-estar físico e psicológico durante períodos de stresse. Este trabalho visa avaliar o optimismo dos estudantes e analisar a relação entre esta variável e a percepção de situações de stresse em ensino clínico de Enfermagem e as manifestações do stresse....

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Optimismo e stresse em estudantes de Enfermagem

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no XVII Congreso INFAD sobre “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida realizado em Zamora em Abr. 2010. ; O optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do s...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Estudo de adaptação e validação das The Mehrabian Self-Esteem (MSE) and Optimis...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia realizado na Universidade do Minho em Fev. de 2010. ; O presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de vali...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Auto-conceito / auto-estima e vinculação nas relações de namoro em estudantes d...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Domingues, Carla; Vicente, Lindsay; Silva, Marta; Dias, Mónica; Coelho, Sara

Comunicação apresentada no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia realizado na Universidade do Minho em Fev. 2010. ; As relações de namoro, enquanto relações de vinculação, assumem uma importância fulcral no processo de desenvolvimento, com implicações no auto-conceito e na auto-estima. Este estudo visa avaliar o auto-conceito e auto-estima dos adolescentes, bem como a sua relação amorosa numa per...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Competências pessoais e sociais dos estudantes do ensino superior

Dixe, Maria dos Anjos; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Catarino, Helena; Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo; Loreto, Dionísia da Costa

Introduction and aims: In order to contribute to the students’ global and harmonious development seems vital to promote various personal and social skills. In this way, the aims of this study are to evaluate the personal and social skills of students in higher education and determine if the age and gender are predictive of the personal and social skills. Methodology: This correlational study was carried out on ...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Stresse e estratégias de coping dos estudantes de enfermagem em ensino clínico

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Os ensinos clínicos em Enfermagem (ECE) constituem um dos eixos em torno do qual se estrutura a formação dos estudantes de Enfermagem, sendo identificados como uma das etapas que induz níveis elevados de stresse. Este estudo tem como objectivo identificar as situações de stresse percebidas pelos estudantes em ECE, as manifestações do stresse e as estratégias de coping utilizadas. Pretende-se também estudar os r...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Stress factors in clinical teaching in nursing : the students' perspective

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada na International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, que decorreu em 2009 na Universidade da Beira Interior. ; In nursing courses, clinical teaching is a crucial experience which gives students the opportunity to explore, interiorise and implement what they have learned before becoming professional nurses. At the same time, they constitute a stage i...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Stresse e saúde do estudante de enfermagem em ensino clínico

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. ; Os ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempe...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia