Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Estratégias e dinâmicas em ambientes de aprendizagem mista

Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues

Tese de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra


Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior: implicaç...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro

Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IX, Madeira, 2007. ; O ingresso no Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. Com base num estudo realizado com alunos do 1º ano do Instituto Politécnico de Leiria (IPL),...

Data: 2007   |   Origem: IC-online

Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino ...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro

Numa perspectiva de desenvolvimento coextensivo à duração da vida, a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas - com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão acad...

Data: 2007   |   Origem: IC-online

Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QV...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro

A entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se co...

Data: 2006   |   Origem: IC-online

Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): r...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro

A transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens...

Data: 2006   |   Origem: IC-online

Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino ...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões

Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adapta...

Data: 2005   |   Origem: IC-online

Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino ...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Maria Isabel Pinto Simões

O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeir...

Data: 2005   |   Origem: IC-online

7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data





Tipo de Documento





Recurso



Assunto











    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia