Tese de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IX, Madeira, 2007. ; O ingresso no Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. Com base num estudo realizado com alunos do 1º ano do Instituto Politécnico de Leiria (IPL),...
Numa perspectiva de desenvolvimento coextensivo à duração da vida, a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas - com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão acad...
A entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se co...
A transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens...
Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adapta...
O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeir...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |