Detalhes do Documento

“E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abor...

Autor(es): Figueiredo, Margarida cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9510

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ciência e Tecnologia; História da Ciência; Proposta didática; Ensino da Química


Descrição
Este trabalho apresenta e descreve uma Unidade didática, desenvolvida no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología), com o objetivo de melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. No desenho da Unidade didática apresentada foram utilizados materiais, que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine Laurent Lavoisier, por muitos considerado o pai da Química. Esses documentos ilustram um episódio marcante da evolução da Química, enquanto Ciência experimental, em que o desenho de um dispositivo permitiu fazer a síntese da água a partir dos gases Hidrogénio e Oxigénio, chegando às proporções corretas em que estes gases se combinavam. São apresentados e analisados alguns resultados obtidos a partir das respostas a algumas questões do questionário COCTS.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia