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Learning and Teaching in Higher Education I

Autor(es): Chaleta, Elisa cv logo 1 ; Grácio, Luisa cv logo 2 ; Vieira, Isabel cv logo 3 ; Vieira, Carlos cv logo 4 ; Sebastião, Luis cv logo 5 ; Matos, Olivia cv logo 6 ; Cegonho, Patricia cv logo 7 ; Almeida, Carla cv logo 8

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9275

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Learning; Teaching


Descrição
A Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior.
Tipo de Documento Livro
Idioma Português
Editor(es) Chaleta, Elisa; Grácio, Luisa; Vieira, Isabel; Vieira, Carlos; Sebastião, Luis; Matos, Olívia; Cegonho, Patrícia; Almeida, Carla
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