Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de f...

Fonseca, Ana; Lopes, M. J.; Sebastião, Luís

Título: Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de formação inicial Tema e referencial teórico: A construção do conhecimento em enfermagem é indispensável para o exercício da profissão, mas também o é para a compreensão da disciplina. Na formação inicial, os estudantes aprendem Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, o que se inscreve num processo onde a construção pesso...


Avaliação das aprendizagens: Representações sociais elaboradas por estudantes d...

Bule, Maria José; Sebastião, Luís M. S.; Fonseca, Ana; Marques, Céu

A avaliação envolve variáveis de contexto como dinâmicas de sala de aula e estudantes, em particular na forma como influencia os processos de aprendizagem. Estas variáveis emergem como fatores menos estudados (Fernandes, 2009). Com o objetivo de analisar as representações sociais (RS), sobre avaliação das aprendizagens, elaboradas pelos estudantes de enfermagem realizou-se estudo exploratório com 40 participan...


A desocultação dos saberes profissionais: um espaço do ensino superior

Magalhães, Dulce; Fonseca, Ana; Lopes, Manuel; Sebastião, Luis

The practical knowledge has characteristics of a process with peculiar idiosyncrasies that require disruption with preconceived ideas, dialogue, negotiation and joint action. The knowledge underlying remains unclear despite of being what informs decision making. It is academia’s responsibility to unveil and nominate knowledge and that is the reason why we conducted two studies with clinical nurses. The aim is t...


CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR ESTUDANTES D...

Fonseca, Ana; Lopes, Manuel José; Sebastião, Luís; Magalhães, Dulce

CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR ESTUDANTES DE FORMAÇÃO INICIAL Fonseca, A.; Lopes, M. J.; Sebastião, L., & Magalhães, D. (2013). Conhecimento em enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de formação inicial. In Mendes, F; Gemito, L; Cruz, D., & Lopes, M. (org). Enfermagem Contemporânea. Dez Temas, Dez Debates. (pp 30-43), Nº 1. Coleção E-books. Oficinas Te...


A desocultação dos saberes profissionais: um espaço do ensino superior

Magalhães, Maria Dulce; Fonseca, Ana; Lopes, Manuel.J.; Sebastião, Luís

UNVEILING PROFESSIONAL KNOWLEDGES: A SCOPE OF HIGHER EDUCATION The practical knowledge has characteristics of a process with peculiar idiosyncrasies that require disruption with preconceived ideas, dialogue, negotiation and joint action. The knowledge underlying remains unclear despite of being what informs decision making. It is academia’s responsibility to unveil and nominate knowledge and that is the reaso...


Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contribut...

Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luísa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luís; Candeias, Adelinda

A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2...


Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes d...

Fonseca, Ana; Lopes, M. J.; Sebastião, Luís

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaborada...


Adaptation and validation of CEQ – Course Experience Questionnaire – Contributi...

Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luisa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luis; Candeias, Adelinda

Research on learning in higher education established association between the way students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. Given the relevance of this component to the quality of learning in higher education the aim of this study is to identify the factorial structure of the CEQ – Course Experience Questionnaire (Ramsden, 2006) validating it for the Portuguese st...


Investigação das descargas de águas subterrâneas em meio marinho : uma abordage...

Carrara, Gabriela; Fernandes, Judite; Terrinha, Pedro; Amaral, Helena; Gonçalves, João Noiva; Duarte, Henrique; Costa, Augusto Marques da

Data: 2012   |   Origem: Repositório do LNEG

I Seminário Nacional do Projecto TurmaMais. Construir caminhos para o sucesso

Sebastião, Luís; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio

Neste primeiro seminário nacional que reúne as escolas com tipologia TurmaMais, procurar-se-á promover uma reflexão sobre as virtualidades do programa e modos de o aprofundar, proporcionar o encontro e a partilha de experiências entre os actores envolvidos no terreno partilhando as suas boas práticas, e contribuir para a organização didáctica do ensino e da aprendizagem.


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento







Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia