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O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto ...

Author(s): Fialho, Isabel cv logo 1 ; Cristóvão, Ana Maria cv logo 2 ; Salgueiro, Hélio cv logo 3 ; Cid, Marília cv logo 4

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8674

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Projeto TurmaMais; acompanhamento técnico-pedagógico; acompanhamento científico; impacto.


Description
O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.
Document Type Lecture
Language Portuguese
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