Document details

Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para e...

Author(s): Pires, Heldemerina cv logo 1 ; Candeias, Adelinda cv logo 2 ; Diniz, António M. cv logo 3 ; Rebelo, Nicole cv logo 4 ; Varelas, Diana cv logo 5

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8316

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Competências emocionais; competências sociais; inteligência emocional; adaptação; Bar-on; EQ-i


Description
As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento. Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprirem os seus objetivos e facilidade de adaptação. Além disso, também têm mais facilidade para estarem incluídos em relações sociais ricas, onde aprendem a adotar e utilizar comportamentos socialmente mais adequados. O estudo exploratório para a aferição do Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) realizou-se recorrendo a uma amostra de 416 alunos de escolas de ensino básico português. O Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) – é um instrumento elaborado para medir a inteligência emocional em indivíduos jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos de idade, baseado no autorrelato, recolhendo a opinião do sujeito a respeito de si próprio na área da inteligência emocional. (Candeias et al., 2008; Bar-On & Parker, 2004). A análise fatorial exploratória comprova a multidimensionalidade do questionário, apontando para cinco dimensões: Adaptabilidade, Intrapessoal, Interpessoal e Gestão do Stress (Candeias et al., 2008). A versão para jovens é um instrumento que poderá ser englobado em processos de avaliação psicológica auxiliando no diagnóstico de dificuldades e potencialidades das crianças em situações relacionadas com as competências sócio-emocionais.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU