Detalhes do Documento

Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)

Autor(es): Leal da Costa, Maria da Conceição cv logo 1 ; Biscaia, Constança cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8228

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Investigação Narrativa; Complexidade; Rigor Metodológico


Descrição
Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Ramiro, Mª Teresa; Bermudéz, Mª Paz; Teva, Inmaculada
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia