Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências...

Leal da Costa, Conceição; Biscaia, Constança

Este texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história conta...


Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de ...

Leal da Costa, Conceição; Biscaia, Constança

Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamen...


Psychologists’ dilemmas in career counselling practice

Cardoso, Paulo; Taveira, Maria do Céu; Biscaia, Constança; Santos, Graça

In this study, we explored main dilemmas psychologists face in career counselling in two main professional settings: employment and education. Participants included 24 experienced Portuguese psychologists, working in employment (n = 14) and educational (n = 10) settings. We used consensual qualitative research to conduct and analyse semi-structured interviews. Results revealed dilemmas’ in five domains: neutral...


Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)

Leal da Costa, Maria da Conceição; Biscaia, Constança

Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for ...


Um Olhar em Torno de Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente:...

Leal da Costa, Maria da Conceição; Biscaia, Constança

A investigação narrativa oferece aos sujeitos nela envolvidos um vasto conjunto de oportunidades únicas. Todavia, para o investigador, analisar e interpretar histórias, mantendo o enfoque no objeto de estudo deixando,simultaneamente, transparecer fielmente a voz de quem colaborou, são tarefas que fazem parte de uma atividade complexa e eticamente exigente.A investigação que deu origem a esta reflexão inscreve-...


Psychologists’ dilemmas in career counselling practice

Cardoso, Paulo Miguel; Taveira, Maria do Céu; Biscaia, Constança Sacadura; Santos, Maria Graça

In this study, we explored main dilemmas psychologists face in career counselling in two main professional settings: employment and education. Participants included 24 experienced Portuguese psychologists, working in employment (n = 14) and educational (n = 10) settings. We used consensual qualitative research to conduct and analyse semi-structured interviews. Results revealed dilemmas’ in five domains: neutral...


A Psicanálise e a prisão do eu profundo

Biscaia, Constança

Neste texto reflecte-se sobre o papel dos processos de repetição no nosso funcionamento psíquico, a partir duma perspectiva relacional e intersubjectiva.


Bem-estar e psicoterapia: Terapeutas, clientes e processo terapêutico

Vaz-Velho, Catarina; Biscaia, Constança; Tavares, Sofia

Estando fundamentada a importância determinante das variáveis psicológicas nas capacidades das pessoas para gerir e construir o seu próprio Bem-Estar Subjectivo (e.g. Diener, Oishi & Lucas, 2003; Galinha, 2008) e considerando que o objectivo da psicoterapia não é apenas intervir no mal-estar e na perturbação mas também promover a capacidade de estabelecer, manter, monitorizar e reconstruir o sentimento de Bem-E...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia