Document details

Um Olhar em Torno de Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente:...

Author(s): Leal da Costa, Maria da Conceição cv logo 1 ; Biscaia, Constança cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7903

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Investigação narrativa; Produção de conhecimento; Construções e interpretações; Dar voz ao professor


Description
A investigação narrativa oferece aos sujeitos nela envolvidos um vasto conjunto de oportunidades únicas. Todavia, para o investigador, analisar e interpretar histórias, mantendo o enfoque no objeto de estudo deixando,simultaneamente, transparecer fielmente a voz de quem colaborou, são tarefas que fazem parte de uma atividade complexa e eticamente exigente.A investigação que deu origem a esta reflexão inscreve-se na tese de doutoramento em curso. Pretende-se conhecer aspetos contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, em local de trabalho e em tempo de mudança curricular, de cada um dos oito professores colaboradores neste estudo. Admitiu-se que as narrativas que escreveram foram muito mais do que as suas histórias de vida profissional . Interpretar histórias singulares, tem-se revelado um longo e aliciante processo de (re)construção de saberes. Simultaneamente, considera-se um empreendimento onde a liberdade de criação foi revelando permanentes exigências de disciplina e rigor metodológicos, na forma como os “dados” se apresentaram para análise e se foram traduzindo em significados. A consciêcia do envolvimento do par investigador/colaborador, em sentidos e significados que atravessam toda a investigação, e os particulares cuidados que se foram impondo no decorrer do trabalho, permitem acreditar na produção de conhecimento por esta via e no seu valor. Sem perder de vista o objetivo de dar voz a cada um dos professores e não ao investigador, identificar e compreender possibilidades de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho tem-se manifestado uma experiência de conhecer e compreender a diferença de forma diferente.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
Editor(s) Bermudez, Loreto Del Rio; Álvarez, Inmaculada Teva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU