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Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Lemos, Gina C. cv logo 2 ; Primi, Ricardo cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7205

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): inteligência; raciocínio; avaliação psicológica


Descrição
Descrevemos a BPRD/BPR ao longo das suas sucessivas versões, dando mais destaque à versão portuguesa actual (BPR), explicando as principais mudanças operadas ao longo do tempo e respectiva justificação. Faremos, ainda, uma breve caracterização teórica desta bateria à luz das teorias psicológicas da inteligência e de algumas orientações da prática psicológica em contextos escolares, passando depois aos estudos de validação da bateria. Neste apartado mencionaremos sobretudo estudos conduzidos tendo em vista a apreciação das características métricas das provas – e, dentro destas, daremos maior atenção aos estudos de validade –, assim como alguns estudos diferenciais disponíveis. Em nosso entender, são as qualidades métricas e a fundamentação teórica que melhor justificam a utilização desta bateria na prática e na investigação psicológica. Ao nível da pesquisa sabemos da utilização da bateria, por exemplo, na selecção de sujeitos para certos estudos e na avaliação do impacto de programas de treino cognitivo (logicamente que não mencionaremos aqui tais estudos pois afastam-se do objectivo deste capítulo). Terminamos com alguns comentários avaliativos da bateria em termos dos seus pontos fortes e fragilidades, apontando possíveis avanços na investigação sobre a rentabilização da bateria ao nível da investigação e da prática psicológica. De referir que, sempre que possível, tomaremos neste capítulo informação recolhida na base de estudos realizados em Portugal e no Brasil.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Machado, Carla; Gonçalves, Miguel; Almeida, Leandro; Simões, Mário
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