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Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico

Autor(es): Borralho, António cv logo 1 ; Barbosa, Elsa cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5287

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ensino de matemática; tarefas de investigação; raciocínio matemático; Álgebra


Descrição
Este estudo pretendeu, com base numa abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, compreender o significado da utilização, em sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação de forma a melhorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. O ponto de partida assentou em duas questões de investigação centradas em: (1) raciocínio algébrico; e (2) comunicação matemática. Os resultados mostraram que a exploração de padrões num contexto de tarefas de investigação pode contribuir para o entendimento da Álgebra, permite o desenvolvimento do pensamento algébrico e desenvolve a comunicação matemática através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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