Esta comunicação pretende abordar para a leitura como ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dando importância à reflexão sobre a formação de leitores, mormente entre as crianças e jovens; e de igual forma falar de sensibilização para a leitura e incentivo dos docentes pelo prazer de ler, na sua vida profissional e pessoal. Assim, a comunicação assentou na metodologia do ensino da matemá...
Conferência apresentada na Final Conference RESPONSIBLE MED - Promoting CSR and Competitiveness in the Mediterranean and beyond, 8 de Novembro de 2012, Luca (Itália). ; Publicação desenvolvida no âmbito, ou em resultado de prestação de serviços pelo IPBeja - ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A. ; This presentation will open the discussion about how Universities can give a contribution...
Publicação desenvolvida no âmbito ou em resultado de uma prestação de serviços pelo IPBeja - ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A. ; Project Partners The Responsible Med project brings together 9 partners from 6 countries in the Med area: ADRAL S.A. – Regional Development Agency of Alentejo Athens University of Economics and Business -Research Centre Chamber of Commerce and Industry ...
Documento apresentado na CRIARS 2012 - 2º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social, 25, 26 e 27 de Outubro 2012, em Lisboa. ; A relevância da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão em adoptar acções de RSE como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cult...
Paper apresentado no 14º Workshop APDR - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, 9 de Outubro de 2012 em Setúbal. ; O tecido empresarial na região do Baixo Alentejo caracteriza-se maioritariamente por micro e pequenas e médias empresas. Ainda que com elevado potencial de desenvolvimento pelas suas múltiplas vocações, a região do Baixo Alentejo apresenta um débil posicionamento no ranking global de competi...
Contributions from the partners of the Responsible Med project Adral Regional Report (2011), Agencia de Desenvolvomento Regional do Alentejo, S.A. (contrib. Elsa Barbosa), 65pp Rapport France (2011), Chamber of Commerce and Industry of Marseille Provence, 47pp Cyprus Regional Report for Component 3(2011), Cyprus University of Technology, 33pp Regional Report Tuscany (2011), Regional Government of Tuscany, 28pp ...
Comunicação apresentada no 8º Congresso Nacional de Administração Pública – Desafios e Soluções, em Carcavelos de 21 a 22 de Novembro de 2011. ; O Sistema Integrado de Gestão da Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), foi o impulsionador de uma Gestão por Objectivos e tornou-se na única ferramenta de gestão capaz de promover a ascensão na carreira profissional dos colaboradores na Administ...
Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva ...
Nowadays algebraic thinking has become central to the mathematics curriculum. The development of algebraic thinking is seen as essential to the mastery of algebra. The transition between numbers and a higher level of abstraction is not trivial and in moving from arithmetic to algebra students experience genuine difficulties (Barbosa and Borralho, 2009 and Sinistsky, Ilany and Guberman, 2009). Teachers should di...
Este estudo pretendeu, com base numa abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, compreender o significado da utilização, em sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação de forma a melhorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. O ponto de partida assentou em duas questões de investigação centradas em: (1) raciocínio algébrico; e (2) comunicação matemática. Os resultados most...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |