Document details

APTIDÕES COGNITIVAS, ATITUDES E LITERACIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALU...

Author(s): Oliveira, Beatriz cv logo 1 ; Pomar, Clarinda cv logo 2 ; Neto, António cv logo 3 ; Lemos, Gina C. cv logo 4 ; Rebelo, Nicole cv logo 5 ; Silva, João cv logo 6

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4864

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Atitudes; Ciências Físico-Químicas; Literacia científica; Aptidões cognitivas; Análise multivariada


Description
A investigação tem revelado que as aptidões cognitivas se podem constituir como um bom indicador e preditor do rendimento escolar e dos níveis de literacia científica evidenciados pelos alunos. Para além das variáveis cognitivas, terão ainda primordial importância nos níveis de literacia científica as atitudes dos alunos face às disciplinas escolares que mais potenciam o desenvolvimento destas aptidões científicas, como é o caso da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Utilizando uma abordagem interdisciplinar, este estudo procurou identificar e compreender os níveis de literacia científica dos alunos do 9º ano de escolaridade que frequentam uma Escola Secundária da cidade de Évora com 3º ciclo, cruzando variáveis cognitivas (inteligência fluida e raciocínio) e escolares (atitudes face à disciplina de Ciências Físico-Químicas). Utilizando como instrumentos de recolha de dados a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9), o Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ) e um conjunto de itens libertos do programa PISA, procedeu-se a uma análise de dados multivariada, a qual permitiu evidenciar o efeito que as aptidões cognitivas e as atitudes provocam nos níveis de literacia científica dos alunos, com repercussões no rendimento escolar e, sobretudo, no sucesso educativo.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU