Encontrados 192 documentos, a visualizar página 1 de 20

Ordenado por Data

Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M

Matos, Conceição; Fialho, Isabel; Neto, Antonio

Este estudo empírico teve como fundamento a identificação das mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa, no Agrupamento em análise. Para tal foram definidos como objectivos o conhecimento do ponto de situação da escola antes da avaliação externa; a constatação da existência de alterações/mudanças motivadas pela avaliação externa; a identificação dos aspectos que foram mudados/melhorados; e a percep...


Para uma didática das Ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem B...

Neto, António J.

Partindo de uma breve contextualização epistemológica e pedagógica, na qual se identificam os eixos estruturantes do pensamento contemporâneo, discutem-se os seus potenciais reflexos na educação e, por extensão, na didática das ciências, assumindo-se que a investigação e as práticas neste campo devem ter como horizonte a marca da transdisciplinaridade. Analisam-se, a seguir, os princípios estruturantes das abor...


Magnetic fingerprints of stalagmites

Font, Eric; Veiga-Pires, C.; Camps, Pierre; Carvallo, Claire; Neto, António; Pozo, Manuel; Mirão, José

Dating stalagmite usi ng paleomagnetic methods is still in its early stage of development. Questions still remain regarding the nature and origin of the magnetic carriers and the reliability of the natural remanent magnetization preserved within the thin carbonat ed laminations of stalagmites. Here we apply high - resolution rock - and paleo - magnetic methods on two (altered and preserved) stalagmites in order...


Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento prof...

Guerreiro, Maria Celeste; Neto, António J.

O propósito desta investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola, considerando o desempenho docente. Conceptualmente, foram aprofundados os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto atual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a aval...


Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escola...

Matos, Maria da Conceição; Neto, António J.

Este estudo procurou conhecer as mudanças induzidas pelo processo de avaliação externa nas escolas e sua possível influência nos resultados alcançados pelos alunos. Tratou-se de um estudo de caso de perfil qualitativo, suportado em pesquisa documental e na realização de entrevistas em grupo. Foram em concreto entrevistados quatro grupos, três com elementos dos órgãos de gestão e de funcionamento do agrupamento ...


A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento d...

Salgado, Madalena; Neto, António J.

É consensual na literatura que as transições entre ciclos são momentos marcantes na vida dos alunos, pais e professores, constituindo, inclusivamente, vértices delicados nos currículos escolares. O objetivo central deste estudo consistiu em conhecer como era perspetivada e vivida pelos alunos a fase de transição e adaptação do 1º para o 2º ciclo do ensino básico num agrupamento de escolas do Alentejo. Para o e...


Fatores impactantes e determinantes no desempenho educacional de alunos da 1ª e...

Souza, Andréa G.; Neto, António J.

A presença de jovens adultos na escola de hoje representa o retorno à educação formal de uma clientela interessada em conseguir uma certificação que a qualifique, não só para um mercado de trabalho competitivo, mas também para o exercício de uma cidadania cada vez mais assumida. Tendo este cenário como contexto de pesquisa, o estudo a que se refere este trabalho foi realizado em 2009 na Escola Estadual de Santa...


Frações de fósforo no solo em resposta à adubação fosfatada em um Latossolo com...

Carneiro,Leandro Flávio; Resende,Álvaro Vilela de; Furtini Neto,Antônio Eduardo; Santos,José Zilton Lopes; Curi,Nilton; Reis,Thiago Henrique Pereira

No sistema plantio direto existe tendência de melhor aproveitamento do P, sobretudo em áreas cultivadas há mais tempo, mas há, ainda, necessidade de confirmação deste fato. Este trabalho teve como objetivo quantificar as frações inorgânicas e orgânicas de P e avaliar as respostas a diferentes doses de P do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) e braquiária (Brachiaria decumbens) cultivados em sucessão, em amostras ...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Soil phosphorus dynamics and availability and irrigated coffee yield

Reis,Thiago Henrique Pereira; Guimarães,Paulo Tácito Gontijo; Furtini Neto,Antônio Eduardo; Guerra,Antônio Fernando; Curi,Nilton

Research data have demonstrated that the P demand of coffee (Coffea arabica L.) is similar to that of short-cycle crops. In this context, the objective of this study was to evaluate the influence of annual P fertilization on the soil P status by the quantification of labile, moderately labile, low-labile, and total P fractions, associating them to coffee yield. The experiment was installed in a typical dystroph...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Eficiência nutricional de clones de eucalipto na fase de mudas cultivados em so...

Pinto,Sheila Isabel do Carmo; Furtini Neto,Antonio Eduardo; Neves,Júlio César Lima; Faquin,Valdemar; Moretti,Bruno da Silva

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de biomassa e a eficiência nutricional de mudas de clones de eucalipto, cultivados em solução nutritiva, visando caracterizar os genótipos quanto à eficiência de absorção, translocação e utilização de macronutrientes. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no ano de 2008. Mudas de seis clones de eucalipto (58, 386, GG100, I042, I144 e VM1) foram c...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

192 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia