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APTIDÕES COGNITIVAS, ATITUDES E LITERACIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALU...

Autor(es): Oliveira, Beatriz cv logo 1 ; Pomar, Clarinda cv logo 2 ; Neto, António cv logo 3 ; Lemos, Gina C. cv logo 4 ; Rebelo, Nicole cv logo 5 ; Silva, João cv logo 6

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4864

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Atitudes; Ciências Físico-Químicas; Literacia científica; Aptidões cognitivas; Análise multivariada


Descrição
A investigação tem revelado que as aptidões cognitivas se podem constituir como um bom indicador e preditor do rendimento escolar e dos níveis de literacia científica evidenciados pelos alunos. Para além das variáveis cognitivas, terão ainda primordial importância nos níveis de literacia científica as atitudes dos alunos face às disciplinas escolares que mais potenciam o desenvolvimento destas aptidões científicas, como é o caso da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Utilizando uma abordagem interdisciplinar, este estudo procurou identificar e compreender os níveis de literacia científica dos alunos do 9º ano de escolaridade que frequentam uma Escola Secundária da cidade de Évora com 3º ciclo, cruzando variáveis cognitivas (inteligência fluida e raciocínio) e escolares (atitudes face à disciplina de Ciências Físico-Químicas). Utilizando como instrumentos de recolha de dados a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9), o Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ) e um conjunto de itens libertos do programa PISA, procedeu-se a uma análise de dados multivariada, a qual permitiu evidenciar o efeito que as aptidões cognitivas e as atitudes provocam nos níveis de literacia científica dos alunos, com repercussões no rendimento escolar e, sobretudo, no sucesso educativo.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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