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UMA DÉCADA DE APRENDIZAGEM (1997-2007): O CASO DE TERENA (ALANDROAL)

Autor(es): Nico, José Bravo cv logo 1 ; Nico, Lurdes Pratas cv logo 2 ; Tobias, Antónia Vieira cv logo 3 ; Galhardas, Elisabete cv logo 4 ; Valadas, Florbela cv logo 5

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/2859

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Aprendizagem; Território; Educação e Desenvolvimento Local


Descrição
Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilos de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das questões de partida que balizaram o projecto de investigação “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal” – promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – que está em curso no concelho do Alandroal (um município do sul de Portugal, com 545Km2 de área geográfica, uma população aproximada de 6000 indivíduos e constituído por 6 freguesias) e cujos resultados têm vindo a ser, regularmente, divulgados. A presente comunicação responde às questões anteriores, no que se refere à comunidade de Terena (uma das freguesias do concelho do Alandroal/Portugal). Aqui se apresentam, de forma parcial, o universo de aprendizagens institucionais que, no período 1997-2007, as instituições escolares e não-escolares disponibilizaram à população, bem como alguns aspectos do respectivo perfil.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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